sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ponto Cruz

Olá, espero que esteja tudo bem com todos.


Estou criando este espaço para compartilhar com todos minha paixão por artesanato, buscando dicas e exemplos para que todos possam um dia, mostrar uma peça de sua criação.


Vamos iniciar com um tipo de artesanato muito antigo, de antes do tempo de nossas avós.


O Ponto Cruz, vou contar um pouco da sua história.


     Os registros históricos do ponto cruz coincidem na pré-história. No tempo em que os homens moravam em cavernas, o ponto cruz servia para costurar as vestimentas, feitas de pele de animal.Usavam agulha de osso e no lugar de linhas, tripas de animais ou fibras vegetais. Fragmentos de linho datados de 5000 a.C., retirados de túmulos egípcios em escavações arqueológicas, revelaram que o ponto cruz era usado para cerzir peças de tecido. Na antiguidade, os romanos descreviam o bordado como "a pintura de uma agulha ', mas foram os babilônicos que batizaram esta técnica. Existem controvérsias sobre a origem do ponto   cruz , da forma como é utilizada hoje.  A quem acredite que ela tenha surgido na China, sendo levando para a Europa. Foi em meio a uma "epidemia" de ponto cruz, feito por pessoas das mais diversas posições sociais, no século XVIII, que surgiram os mostruários: uma forma de facilitar a escolha dos motivos das cores. O ponto cruz chega até os nossos dias super atualizados para atender às necessidades e ao gosto da mulher moderna.  (Informações extraídas da revista Ponto Cruz Manequim nº58).


Alguns trabalhos :

             
Pesquisei bastante para deixar aqui como fazer o ponto cruz passo a passo e estes foram os melhores vídeos que encontrei, a Josi tem um blog sobre ponto cruz que é um encanto, segue o link   http://josipereirabordado2.blogspot.com/2011/01/blog-antigo-com-muitos-graficos.html
 espero que auxilie todos.
Aula inicial

2ª aula
3ª aula
4ª aula 1ª etapa
4ª aula 2ª etapa





Escolhi três gráfico bem simples para deixar de modelo para as iniciantes.





Meu carinho a todos e até a próxima postagem.
Beijos, Inaiê.









Nenhum comentário:

Postar um comentário