quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Passar roupas

Olá, tudo bem com vocês? Espero que sim. Eu continuo procurando uma auxiliar do lar mas como é preciso manter tudo andando, vou fazendo o que posso.

Passar roupa sempre foi o pior dos meus castigos, é uma atividade desgastante e ingrata, ninguém vê ou valoriza, me desgasta...

           O processo para facilitar a passagem de roupa começa na lavagem. Evite deixar a roupa por tempo demais no varal e, de preferência, seque as peças a sombra. Quanto mais esturricado o tecido estiver, mais difícil será para desamassá-lo. Ao tirar as roupas do varal organize as peças de acordo com o tipo de tecido e, se possível, coloque os trajes com detalhes emborrachados, bordados ou estampas pelo avesso.
      Na hora de passar, comece pelos tecidos que necessitam de temperatura mais baixa e vá aumentando gradativamente, de acordo com a necessidade das peças. Consulte sempre a etiqueta da roupa para regular o termostato do ferro adequadamente. Por exemplo, inicie a tarefa com as roupas de nylon e lycra, em seguida, passe as peças de seda e termine com as roupas de poliéster. Desta forma, você evite queimar as peças e ainda economiza energia, pois o ferro vai esquentando aos poucos.
          Lembre-se que antes de passar as roupas é necessário verificar se o ferro está limpo para não sujar as peças. Caso a base do ferro este com alguma sujeira limpe com um pano ou esponja de aço seca. Por questão de segurança a limpeza do ferro deve ser feita com o aparelho desligado da tomada.

  1. Tudo começa na hora de lavar a roupa: Se colocar muitas roupas na máquina elas vão ficar torcidas, coloque a quantidade indicada sempre.
  2. Na hora de pendurar as roupas as se você tiver espaço, uma ótima dica é colocar as camisetas e camisas em cabides, assim elas não vão deformar, e além de secar + rápido vão ficar menos amassadas.
  3. Vocês se lembram da sacudida que a vovó sempre dá nas roupas antes de colocá-las no varal ? Pois é, isso não é besteira de vó não! É a voz da experiência a “socudida” ajuda a tirar boa parte do amassado de suas roupas.
  4. Ao recolher as roupas as, dobre logo que recolher e separe as que necessitam ser passadas e as que já podem ser guardadas, assim fica mais fácil na hora de passar.
  5. Se você tirar as roupas do varal logo que elas secaram, na hora de passar vai ficar bem mais fácil! E se puder e tiver uma rotina de passar roupas, tire a roupa ainda ligeiramente úmida (não pode ser molhada). Isso vai facilitar e ainda economizar energia, pois a roupa vai passar mais rápido.
  6. Outra forma de economizar energia, caso você não tenha aquelas mantas de passar roupa, é colocar um pedaço de papel alumínio e sobre ele o pano que irá utilizar para passar. O papel alumínio vai ajudar a manter a temperatura e você não vai precisar ficar virando a roupa.
  7. Mas se você faz como eu, que nunca passo a roupa na hora que recolhe, utilize um borrifador com água e um pouco de amaciante. Basta dar uma “borrifadinha” nas roupas e passar.
  8. Se você estiver em uma viagem, a dica é pendurar a roupa em um cabide e na hora de tomar banho deixe ela no banheiro pendurada. O vapor do chuveiro vai desamassar bem sua roupa.
  9. Para roupas difíceis de passar, borrife um pouco de água na roupa seca, enrole e coloque em um saquinho bem fechado e deixe a roupa na geladeira(não no freezer), por pelo menos 1 hora, na hora de passar acredite vai ficar bem mais fácil.
  10. A camisa social é a peça considerada mais complicada de ser passada. A ordem correta para passar a camisa e deixá-la impecável, é começar deixando o colarinho reto, sem dobrar. Em seguida passe os punhos, mangas, parte frontal. Passe por último a parte das costas, finalize dobrando o colarinho e pendure a camisa imediatamente no cabide.

Lembre-se:
• Para não arrastar os lençóis no chão enquanto passa o ideal é dobrá-los em até quatro partes e ir esticando um lado por vez.
• Quando houver detalhes emborrachados ou bordados nas peças passe pelo avesso ou coloque um lençol bem fino por cima para não grudar no ferro.
• Roupas de cetim devem ser passadas do avesso.
• Siga corretamente a indicação de temperatura para cada tecido. Geralmente, os ferros de passar informam a temperatura adequada para cada tecido. Casos o tecido da peça em questão não esteja na listagem do ferro comece pela temperatura mais baixa e vá esquentando com cautela.


Dicas da Lu, do Magazine Luiza e do blog Receitinhas da Vovó

Bom é isso pessoas que eu amo!
Agora vou continuar ou terminar de passar a minha roupa,

Inaiê
      Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário