sábado, 10 de março de 2012

Gengibre, anti-inflamatório natural

       A vida é muito estranha, às vezes esquecemo-nos de coisas tão importantes devido ao modernismo e desuso.

       Recebi um e-mail da Ritinha, amiga de muito tempo, contando as propriedades anti-inflamatórias do gengibre. Tenho recebido várias dicas para postar aqui. Se tiver alguma contribuição é só enviar.
       Após ler com atenção lembrei que quando meus filhos eram pequenos, participavam de um acampamento naturalista, lá aprenderam a fazer pozinho do dragão para cuidar da garganta. Eu como mãe, busquei na época qual o real benefício deste pó e preparei o pozinho do dragão até a adolescência deles evitando assim o uso de antibiótico desnecessário.

       Hoje existem vários estudos que comprovam que o GENGIBRE tem propriedades: anti-inflamatória, analgésica, antigripal e antisséptica.

       Nossas avós eram sábias, quem nunca tomou um chá de gengibre para gripe, tosse ou resfriado.
       A milenar medicina tradicional chinesa utiliza sua ação anti-inflamatória no tratamento de artrite, dores de coluna e gota.
      Na índia utilizavam o gengibre para tratar males como dores de cabeça, na coluna e dores abdominais, além de cólicas menstruais devido a sua ação analgésica.
      Existem outras mil e uma utilização do gengibre, quem quiser se aprofundar pode fazer uma pesquisa mais profunda.

Cuidados com o uso do gengibre
  • Na aplicação nas articulações, pode causar queimaduras ou irritações, por isso, deve ser feito um teste em uma pequena parte da pele para observação antes da aplicação, muitas pessoas podem ter a pele sensível.
  • Após manipular, lavar as mãos para evitar que a pele fique manchada, ele pode queimar como o limão.
  • Ele pode induzir o aborto, pois alivia as dores musculares e a gestante não perceber início de contrações.
  • Não deve ser administrado para crianças menores de seis anos.

Pozinho do dragão

Ingredientes:
Gengibre;
Sal marinho
Preparo
Ralar o gengibre, polvilhar com um pouquinho de sal marinho e desidratar no forno semi aberto, ir revirando aos poucos para não queimar. Quando estiver bem seco, esperar esfriar para guardar em um potinho.
Modo de usar:
Colocar pitadinhas na boca de 3 em 3 horas para aliviar a garganta.

Dica para cristalizar gengibre

Retire a pele e corte-o em fatias finas.
Coloque em uma panela e cubra com água. Deixe cozinhar até que fique macio, por cerca de 30 minutos. Escorra a água e coloque na panela a mesma quantidade de açúcar que a de gengibre. Adicione um pouco de água e deixe levantar fervura. Mexa o tempo todo, até o gengibre ficar transparente e o líquido evaporar. Retire da panela e passe os pedaços de gengibre no açúcar. Guarde num vidro limpo e seco, bem fechado e use antes de completar três meses.

       Lembrem-se, nada deve ser usado com exagero, sentindo qualquer reação pare com a utilização. Natural não quer dizer que podemos usar indiscriminadamente.

Bom domingo! Lembrando que grandes amigas chegarão do Paraná neste domingão.



Inaiê

Nenhum comentário:

Postar um comentário